Qualquer espaço da cidade pode se transformar num playground quando há liberdade, quando há interação e quando há pessoas querendo se divertir, se relaxar e brincar juntas. "A Cidade é para Brincar", evento que acontece durante todo o mês de setembro em diferentes lugares de São paulo, é o momento que cidade oferece essas condições.
O encontro da arte com o jogo cria ambientes onde as crianças agem de maneira criativa e intuitiva. Esses ambientes não estão governados pelas leis do mundo dos adultos: a superfície para se mover não é só o chão, a interação com desconhecidos é possível e os resíduos não existem. Basurama homenageia as arquitetas-artistas-designers Elvira de Almeida e Lina Bo Bardi, que criaram esse tipo de lugares.
Os playgrounds serão criados a partir de materiais que podem ser encontrados em abundancia em qualquer parte da cidade e as tecnologias para construí-los estarão disponíveis na internet. Dessa maneira, qualquer grupo poderia assim replicar os projetos em outros lugares, transformando, assim, seu próprio bairro. Durante o festival, o processo de criação vai ser sistematizado em forma de manuais de instruções, buscando facilitar a multiplicação dessa tecnologia.
Quando e onde:
7-20 de setembro no Vale do Anhangabaú
21-22 de setembro na Praça Roosevelt
23-29 de setembro no Sacolão das Artes
Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para a transformação social mediante estratégias lúdicas e participativas. Os protagonistas do seus projetos são o lixo e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Desde 2001, tem trabalhado em mais de 20 países e mais de 50 cidades do mundo. Atualmente funciona como uma rede formada por grupos estabelecidos em Boston, Buenos Aires, Madri e São Paulo.
Para mais informações sobre os eventos, por favor, visite a página oficial do evento ou a página do facebook.